domingo, novembro 05, 2006

To know Syreeta is to love Syreeta

Até há um par de anos o nome de Syreeta era-me absolutamente desconhecido. Depois de ter ouvido alguns samples ficou de imediato perto do topo da minha lista de "must-buys". Na verdade não é muito fácil aceder à sua música: os dois primeiros discos há muito deixarem de estar disponíveis, se exceptuarmos uma edição japonesa de Syreeta (1972) e uma edição limitada da Hip-O Select, que reúne este com Stevie Wonder Presents Syreeta (1974), apenas disponível para venda no website.

Nestas coisas nem sempre se pode perder a cabeça: edições japonesas e impostos alfâdegários de importações fora da UE dão cabo do orçamento de um melómano. Resolvi parcialmente o problema há alguns dias com The Essential Syreeta, compilação low price da Spectrum/Universal. Meia dúzia de faixas do disco de 74, bem menos do disco de 72 (infelizmente!), algum material posterior (bem menos interessante...) e as duas faixas do 1º single pré-Stevie de 68 (como Rita Wright).





Como começar? A voz de Syreeta pertence àquela categoria de vozes soul transcendentes, algo entre Martha Reeves e Minnie Riperton. Muito mais não seria necessário acrescentar, mas os dois primeiros discos contam com a escrita e produção de um dos melhores escritores de canções de sempre no seu topo de forma (Wonder assinou a sua obra-prima Innervisions em 1973). Podem acreditar que foi um acto criminoso DJ Spinna e Bobbito terem deixado Syreeta de fora nas duas compilações de versões de Stevie Wonder editadas em 2003 e 2004.

E podia ficar por aqui, mas existe uma faixa do primeiro disco de Syreeta que se chama 'To Know You Is To Love You', cantada em dueto com Stevie, que entra directamente para o olimpo da música pop. A voz de Syreeta está aqui mais apurada que nunca, envolta uma deliciosa orquestração e guitarra groovy. O equivalente musical para a tensão pré-coital.

1 comentário:

zecalouro disse...

Good Groove,

Olá.

escreva-me please.

Gostaria de comentar uma coisa, nada importante.

zecalouro@gmail.com

Abraços, zeca