terça-feira, agosto 10, 2004

O nome do blog

Talvez o nome deste blog não seja assim tão óbvio e mereça uma explicação. Adventures In The Land Of The Good Groove é um nome de um disco de Nile Rodgers gravado em 1983. Rodgers e Bernard Edwards eram os masterminds dos Chic. Cada um deles, o 1º com a guitarra eléctrica e o 2º com o baixo, foram responsáveis por alguns dos grooves mais emblemáticos da história da música e, em consequência, os verdadeiros pais da música de dança (no modelo em que a conhecemos actualmente), seja pela influência que a utilização dos seus samples teve no advento do hip-hop, seja pela influência directa ou indirecta no som Soul II Soul, acid, house, acid jazz e até tecno e até drum 'n' bass (calculem quem foi responsável por introduzir o baixo eléctico em 1º plano na mesa de mistura...). Em poucas palavras, os Chic não foram apenas a melhor banda do disco, mas sobretudo a melhor banda de música de dança de todos os tempos. Gravaram 8 discos entre 77 e 92. Os 3 discos gravados na década de 70 e o disco de 92 deverão contudo ser destacados, bem como o 1º disco a solo de Rodgers (Adventures...) e o disco que produziram para as Sister Sledge em 79 (We Are Family). Rodgers ainda está no activo, contando com um vasto legado como session musician e produtor. Importa destacar Cosmic Thing (1989) dos B-52's, mas pode-se adiantar que ele esteve ligado a nomes tão improváveis como Maddona ('Like A Virgin'), Duran Duran, David Bowie, Laurie Anderson, Brian Ferry, Mick Jagger, Diana Ross, Mica Paris, Cindi Lauper, Robert Palmer e, mais recentemente, Groove Armada e Joss Stone. Bernard Edwards já não está entre nós.

Daí que fosse obrigatório que este blog lhes prestasse a devida homenagem, a começar pelo nome. Paradoxalmente, o disco a que faz referência nunca foi reeditado e apenas o conheço pelos mp3 que circulam pela net.



Quanto aos mais importantes grooves dos Chic, destacam-se 'Le Freak' (composto na sequência de uma recusa do porteiro do Studio 54 em deixá-los entrar) , 'Good Times' (a linha de baixo foi samplada centenas de vezes, pela 1º vez em 'Rapper's Delight' dos Sugarhill Gang), 'I Want Your Love' (oiçam o refrão no excelente 'I Can' Kick This Feeling When It Hits' de Moodymann), 'Chic Mystique' (o regresso em 92). O disco das Sister Sledge tem muitas pérolas, mas 'He's The Greatest Dancer', 'Lost In Music', 'Thinking Of You' e 'We Are Familiy' são as jóias groove da coroa.

Aos todos os iniciantes, curiosos e desconfiados, aconselho que encontrem urgentemente Risqué (1979) e também We Are Family das Sister Sledge.


Sem comentários: