segunda-feira, agosto 09, 2004

Soul, divisão de honra

De volta às recensões da última compra na Amazon, estarei a ouvir por uma das últimas vezes um disco antigo do Terry Callier, Occasional Rain de 1972, 2º disco da sua carreira, considerado como o melhor da trilogia que gravou para a Cadet entre 72 e 75). Callier foi pioneiro na sua abordagem soul/folk, numa altura em que a maior parte dos seus contemporâneos se dedicava à fusão soul/jazz. A sua atitude lo-fi combinava bem com o ambiente sonoro e com as suas letras. As inspirações não estariam longe de Woody Guthrie, Impressions/Curtis Mayfield, Them/Van Morrison e Fairport Convention/Richard Thompson (a semelhança na forma de cantar é espantosa, se considerarmos que um é negro e o outro branco). Occasional Rain é um disco que se ouve bem, mas não se percebe muito bem porque Callier é tão incensado nos dias que correm, ao ponto de Gilles Peterson, através da sua Talkin' Loud, ter patrocinado o seu regresso do exílio em no final dos anos 90. Quanto a destaques, o disco tem 'Ordinary Joe' e a muito interpretada 'Lean On Me', uma balada algo melosa, mas que conta com um apurado trabalho vocal de Callier, apoiado pela voz soprano de Minnie Riperton. Em resumo, conhecer o trabalho de Callier não é perca de tempo, mas não lhe reservo o lugar na 1º liga da música soul, talvez na divisão de honra.



Também na divisão de honra, mas sem dúvidas mais próximo da subida de divisão está Bill Withers, que construiu a sua reputação à boleia da sua aproximação à pop branca. Mas enquanto Callier não era um groove-maker, Withers soube projectar a sua música, sendo responsável por algumas proezas que conseguiram, de forma incólume, a travessia entre os anos 70 e a actualidade. Dos seus trabalhos para a editora Sussex, merece destaque o 3º registo, Still Bill (1972). Aqui descobrimos a versão original de 'Take It All In And Check It All Out' (Joseph Malik fez uma óptima versão deste tema no seu 1º disco de 2002, Diverse) e aquele fantástico riff de guitarra extraído de 'Use Me', que Uschi Classen reproduziu em 'Wise Words' no seu disco de estréia de 2002, Soul Magic), para citar apenas os melhores exemplos. 'Lean On Me' volta a ser o nome de uma balada que iria ser muitas vezes reinterpretada (sem acrescentar nada ao original) e em 'Lonely Town, Lonely Street' Withers encontra mais um riff memorável. Motivos mais do que suficientes para considerar Withers como um compositor inspirado e merecedor de uma boa dúzia de audições.

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