segunda-feira, agosto 09, 2004

A pop em estado de graça

Volto a 2003, porque a colheita pop de 2004 ainda não provou ser tão vintage como a do ano passado. Há dias já tinha recuperado 2 Banks of 4, Deyampert e ainda há pouco falei nos 3GW, por isso agora é a vez dos Micatone e Is You Is, mais uma grande edição da melhor editora alemã, a Sonar Kollektiv.



A voz de Lisa Bassenge até pode fazer lembrar a de algumas divas do neo-soul ou neo-jazz, mas a música, essa, é sempre perfeita, desde o piscar de olhos à Blue Note (a memória de Wes Montegomery em 'Shake it Baby'), ao soul de Filadélfia (o arranjo de cordas de 'Plastic Bags & Magazines' parece subtraída à Salsoul Orchestra), aos primeiros tempos de Nicolette (as inflexões vocais de 'Got to Give it Up'), as lições do primeiro Portished e Cassandra Wilson em 'Quiet Boy', a estética da editora Paper (em 'Mon Couer'), a Jill Scott em 'To The Sound', a Erykah Badu de 'Sweey Child', o Suba de 'Tidy Girl', novamente Nicolette em 'I'm Leaving Anyway', o friendly house de Robert Owens em 'Sit Beside Me' e - eles próprios, sem recorrer a ninguém - em 'Another Road'.

Mas o que faz deste disco uma das pérolas de 2003 é sem dúvida o cuidado extremos nos arranjos, assente na omnipresença de um contrabaixo musculado e, acima de tudo, os lugar reservado ao silêncio, prova que os Micatone já dominam o tempo em música. É um disco que tem muito para oferecer após repetidas audições. Quando músicos dotados sabem retirar as melhores lições da escrita de música, fruto de 10 anos de dieta e disciplina da programação electónica, pequenos milagres como Is You Is acontecem.

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